Experimento de Mach-Zehnder


Experimento de Mach-Zehnder - turma 3° Ensino Médio
No início do século XX, sabia-se explicar o padrão de interferência, na Experiência de Young, considerando que o agente físico luz exibia um caráter ondulatório.
Com a descoberta do Efeito Fotoelétrico ficou evidenciado que a luz deveria ser constituída por corpúsculos de luz indivisíveis ou quanta, chamados de fótons. Por outro lado, a Experiência de Young feita com elétrons, neutrons ou moléculas exibia um padrão de interferência idêntico ao da luz, considerada como onda. Como justificar estes resultados do Experimento de Young? É neste contexto que surgem os fundamentos da Mecânica Quântica. O artigo, aqui sugerido, de autoria de Fernanda Ostermann e Sandra Denise Prado, propõe uma atividade a ser aplicada em turmas do Ensino Médio, com o intuito de abordar este apaixonante tema. Para maiores deta-lhes, acessar: http://sbfisica.org.br/rbef/pdf/v27_193.pdf

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